DataHora

quinta-feira, setembro 15, 2011

As 11 áreas de TI e salários


Vida Digital


Lista

As 11 áreas mais valorizadas de TI – e seus salários

Por James Della Valle

 A crescente informatização das mais diversas atividades transforma a tecnologia da informação – ou TI, no jargão profissional – em uma área cada vez mais relevante economicamente. A expansão levou à especialização e, atualmente, é possível encontrar várias subáreas de TI dedicadas a tarefas específicas – e que demandam profissionais com conhecimentos igualmente aprofundados. Confira a seguir as principais divisões do setor e os respectivos salários médios pagos a novatos e a profissionais que atingem o topo da carreira, segundo levantamento da Catho Online, site que reúne e tabula ofertas de empregos e currículos. Deve-se levar em conta que o valor dos vencimentos varia de acordo com o porte da empresa e sua localização geográfica – companhias do Sudeste costumam pagar mais.



1- Administração de Banco de Dados


É o segmento que cuida de todas as informações eletrônicas armazenadas por uma empresa. No caso de instituições financeiras, por exemplo, esses dados incluem nomes de clientes e até valores de transações monetárias efetuadas por grandes corporações.

Salário médio para iniciante: 2.400 reais
Salário médio no topo da carreira: 8.200 reais


2- Administração de Redes


É o setor que mantém a empresa interconectada e também ligada ao resto do mundo. Responsável pelo acesso à rede local e à internet, exige de seus profissionais grande domínio técnico, pois são necessários conhecimentos avançados de software e também hardware.

Salário médio para iniciante: 1.660 reais
Salário médio no topo da carreira: 10.000 reais


3- Arquitetura da Informação


É responsável por planejar a estrutura dos mais variados serviços na área de TI. Isso inclui projetar produtos tão diferentes quanto a infraestrutura de um banco de dados e a organização das informações que serão apresentadas por um site.

Salário médio para iniciante: 2.800 reais
Salário médio no topo da carreira: 10.500 reais


4- E-Commerce


É uma das divisões mais importantes de TI na atualidade. Envolve o desenvolvimento e manutenção de sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos grandes sites de varejo, por exemplo.

Salário médio para iniciante: 2.900 reais
Salário médio no topo da carreira: 15.000 reais


5- Processamento de Dados


As atividades principais da área são controle do fluxo de informações e criação de programas que realizarão tarefas específicas das empresas. Por natureza, o setor exige do profissional conhecimentos superficiais de diversas áreas. Consequentemente, costuma oferecer salários menores do que os demais segmentos de TI.

Salário médio para iniciante: 1.300 reais
Salário médio no topo da carreira: 9.000 reais


6- Programação


Os profissionais da área são responsáveis por transformar códigos compreensíveis apenas por computadores em programas que podem ser utilizados por usuários que não tem qualquer conhecimento técnico. As diversas linguagens de programação existentes – como C, .NET e PHP – abrem as portas para muitas possibilidades de especialização.

Salário médio para iniciante: 1.600 reais
Salário médio no topo da carreira: 9.300 reais


7- Qualidade de Software


É o setor responsável por testar e aprovar os programas desenvolvidos por outras equipes e empresas. A tarefa é essencial para garantir a satisfação dos consumidores, que, na prática, lidarão diariamente com os programas.

Salário médio para iniciante: 1.500 reais
Salário médio no topo da carreira: 8.500 reais


8- Segurança da Informação


A proteção de dados é uma das vertentes mais importantes da tecnologia, uma vez que é responsável pela prevenção e combate a ataques criminosos. O especialista desse setor ganha destaque em grandes empresas de comércio eletrônico e instituições financeiras, por exemplo.

Salário médio para iniciante: 2.100 reais
Salário médio no topo da carreira: 9.000 reais


9- Sistemas


É a área responsável pelo planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de TI dentro de uma empresa. Seus profissionais também podem atuar como consultores em outras áreas, orientando os demais colaboradores a instalar e utilizar softwares.

Salário médio para iniciante: 2.000 reais
Salário médio no topo da carreira: 15.500 reais


10- Suporte Técnico em Informática


Indispensável para qualquer empresa, principalmente para aquelas que não têm a tecnologia como foco de negócios. Os profissionais dessa área devem resolver problemas cotidianos de seus clientes internos, como consertar computadores e garantir acesso de todos aos sistemas de uma determinada empresa.

Salário médio para iniciante: 1.300 reais
Salário médio no topo da carreira: 17.000 reais


11- Tecnologia da Informação (subárea)


É o “centro nervoso” de TI – e, por isso, empresta seu nome. A área engloba as divisões de informática, implantação de sistemas da informação, consultoria de sistemas da informação, planejamento, organização e controle administrativo.

Salário médio para iniciante: 1.800 reais
Salário médio no topo da carreira: 15.200 reais

Fonte: VEJA - Editora Abril Cultural


A maioria dos comentários  do site mostram opinião contrária aos diversos fatores....


Nenhum comentário:

Postar um comentário