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domingo, dezembro 02, 2012

Evite esses sites


Procon lista mais de 200 sites que devem ser evitados



Eu mesmo, sempre tive receio de comprar pelo comércio eletrônico, mas meus sobrinhos sempre compram pela internet. Compram em sites como Lojas Americanas, Magazine Luíza e em um site chinês, etc. Agora com esta nova informação, tanto eu como vocês poderemos ficar mais tranquilos para comprar com segurança. Leia com atenção esta notícia e desfrute suas compras com ótimos descontos e muita segurança. Ainda encontrará manuais gratuítos do Procon. Parabéns ao site do Procon por estas iniciativas!

A entidade orienta o consumidor a denunciar fraudes à polícia. Os responsáveis por estes sites recebem o pagamento, mas não entregam os produtos.

Alguns deles já não estão mais no ar, como indicado na tabela do Procon. A investigação sobre estes sites é muito complicado e, às vezes de tão difícil rastreamento que não são encontrados pelas autoridades.

Portanto, segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, diz, "é importante que o futuro cliente sempre consulte a lista antes de efetuar uma compra on-line e que denuncie os golpes à polícia". Vários sites mal-intencionados ainda continuam no ar lesando os consumidores.

O Procon denunciou os casos ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania [DPPC] e ao comitê Gestor da Internet [CGI], que controla o registro de domínios no Brasil, para a confirmação de um possível crime.


Evite esses sites


Procon-SP divulga lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor ao fazer compras pela internet.

A lista de sites não recomendados pela Fundação Procon-SP está disponível na página principal do órgão no link "Evite esses sites", contendo endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de "fora do ar" ou "no ar". Veja aqui a lista em pdf.

O Procon-SP recebeu reclamações desses sites por irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor sem obter resposta para a solução do problema.

Dicas


O Procon-SP mantém disponível no site o "Guia de Comércio Eletrônico"   com dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços pela internet.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

28/11/2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação



Fontes:
Jornal "O Destak" de Campinas nº277 - Ano 2

Procon


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