DataHora

sábado, novembro 22, 2014

Conheça a história dos videogames


Conheça a história dos videogames desde a "BRown Box"



Da década de 1980, o Atari ainda conta com uma legião de fãs por todo o mundo.


A Atari marcou a década de 80 e ainda é um grande ícone dos games.


Com o "Sonic", a Nintendo foi a marca registrada da década de 90 para os aficionados em games.


O realismo chega definitivamente com os games da Playstation.


Odyssey - O primeiro videogame que mudou o conceito dos fãs dos jogos eletrônicos.


Os cartuchos da Atari marcaram os aficionados pelo console e ainda atrai os nostálgicos.


Com o objetivo de desenvolver um meio de transformar as horas vagas mais produtivas, os engenheiros Wayne Witanen e Martin Graetz, quando ainda eram colegas de turma do Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), criaram um jogo de batalha espacial chamado SpaceWar. E olha, que ainda estamos falando do longínquo ano de 1962.

Porém, vários especialistas no assunto, afirmam que os primeiros registros ocorreram quatro anos antes com um arcaico jogo de tênis para computadores ainda analógicos, e que foi um projeto desenvolvido pelo físico Wayne Witanen.

Mesmo com todas estas ideias criadas, o formato que conhecemos hoje em dia, com um monitor conectado com um videogame só foi concretizado em 1968. E grande ideia veio de um alemão erradicado nos Estados Unidos, Ralph Baer e que foi patenteado como "Brown Box". Para os íntimos do mundo dos games, Baer é o grande "pai" do videogame.

Era do Odyssey - Já em 1972, ainda nos Estados Unidos, o primeiro formato completamente comercial foi desenvolvido pela empresa Magnavox e ficou conhecido como "Odyssey". No Brasil, o novo aparelho só chegou no final da década de 70. E o jogo mais conhecido era o "Telejogo", que para resumir, consistia em traços que tinham que rebater um quadrado, eles tinham que subir e descer a tela para conseguir o objetivo.

Atari - A história muda completamente no começo da década de 80, quando é lançado um console, que ainda é considerado como um dos maiores fenômenos de todos os tempos e que durou por mais de 10 anos, o Atari 2600. "Pac-man", "River-raid", "Enduro" e "Decathlon" são apenas alguns nomes que mudaram a trajetória dos games em todo o mundo.


Master System e Playstation - A mudança radical neste universo aconteceu com o lançamento dos games da Nintendo, na década de 90. O único concorrente direto dos criadores do "Sonic" é o Master System. Mesmo assim, outra mudança radical afeta e abala as estruturas dos fãs dos games, com o Super Nintendo e aniquila de vez o "Master". A partir deste momento, o reinado da empresa passa a ser arruinado, por um novo formato, que só agora, no final da primeira década dos anos 2000, começa a ser ultrapassado por games muito mais realistas, que corresponde o atual momento que vivemos com os jogos do Playstation.



Nenhum comentário:

Postar um comentário