DataHora

sábado, abril 25, 2015

CES 2015 INNOVATIONS AWARDS - Os premiados


Como você deve ter percebido, a CES é uma feira gigantesca e que leva para os centros de convenções de Las Vegas uma infinidade de produtos, muitos deles bastante inovadores. E nada mais justo do que premiar aquelas tecnologias melhor desenvolvidas ou mais promissoras.

Esse é o objetivo do CES Innovation Awards, uma competição que separa os equipamentos em exposição em dezenas de categorias e convida diversos profissionais tecnófilos para avaliá-los, incluindo designers, jornalistas, empresários das mais variadas indústrias, pesquisadores, engenheiros, entre outros.

Esse pessoal é distribuído em grupos de três jurados, sendo um representante independente da indústria, um técnico e um membro da imprensa. Cada avaliador indica um valor numérico para os seguintes critérios:


  • Qualidades de engenharia;
  • Aspectos de design e estética;
  • Funcionalidade e valor de uso;
  • Recursos exclusivos e características atrativas para os consumidores; e, 
  • Elementos de design ou de inovação do produto que o diferenciam dos similares.


As notas são somadas e resultam no placar de cada dispositivo. Além disso, com base nas pontuações cumulativas de cada categoria, é criada uma “linha de corte”. Todos os produtos que recebem valores maiores do que esse parâmetro recebem o prêmio de participante homenageado.

Aquela tecnologia que obtiver maior placar fica com o título do seu segmento. Caso o equipamento mais pontuado de uma categoria não atinja a linha de corte, o segmento é declarado sem vencedor. Abaixo, você confere uma relação com cinco dos principais produtos premiados:

01.AXXESS AIR²

A Axxess é a fabricante do AIR² e garante que ele é a primeira caixa de som capaz de “levitar” do mercado. Utilizando conceitos de magnetismo, os speakers ficam flutuando sobre uma base metálica e se conectam a smartphones, tablets e outros eletrônicos reprodutores de áudio por meio da tecnologia Bluetooth.

02.ADIDAS SMART BALL

A Adidas Smart Ball é uma bola de futebol dotada de sensores que detectam velocidade, giro, caminho percorrido e ponto de impacto de cada chute. Os dados coletados são transmitidos via Bluetooth para outro dispositivo, no qual é possível conferi-los e ainda gerar gráficos para uma melhor interpretação dessas informações.

03.PARROT RNB6

Visando facilitar a interação de motoristas com sistemas de navegação, a companhia francesa Parrot anunciou o RNB6, um equipamento multimídia baseado no Android compatível com a maioria dos carros que já rodam pelo mundo — basta que o veículo tenha espaço duplo para players de CD em seu painel. Além de reproduzir músicas e vídeos, o dispositivo pode servir como assistente de direção e estacionamento, monitorar o consumo de combustível, alertar sobre falhas mecânicas e muito mais.

04.THE DASH

Entrando na onda dos eletrônicos vestíveis, a Bragi revelou o The Dash. Trata-se de um fone de ouvido completamente sem fio e considerado o primeiro modelo “inteligente” do gênero. Ele usa o Bluetooth para se conectar a outros eletrônicos e executar músicas armazenadas neles, mas também possui 4 GB de espaço para guardar canções e operar como um tradicional MP3 player. Além disso, o The Dash conta com acelerômetro, infravermelho, termômetro e microfone para monitorar distâncias, velocidades, número de passos e frequência cardíaca.

05.Z-AIR



Mais do que um ventilador de teto, mais do que uma lâmpada de LED e mais do que um purificador de ar, o Z-Air, projetado pela Zalman, é um equipamento multifuncional, podendo iluminar, refrescar e limpar o ar de quartos, salas e outros cômodos de casas e escritórios. Outras peculiaridades desse produto são o fato de as hélices do ventilador ficarem dentro de uma cúpula fechada e de ele poder ser operado por meio de um app para plataformas móveis.

Fonte: Tecmundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário