DataHora

quinta-feira, dezembro 01, 2016

A Corrupção na Prática - Petrobras e Enron


ENTENDA O QUE É CORRUPÇÃO NA PRÁTICA


Você já viu o caso da PETROBRAS aqui no Brasil: 


Políticos envolvidos e processados em crimes de corrupção, alguns políticos presos e processados no esquema Lava-Jato, outros políticos que ainda estão fazendo acordos de delação premiada, outros delatando e até o momento o caso vai tomando forma e surgindo novos indícios.

Agora veja abaixo o que aconteceu com uma grande empresa de energia nos Estados Unidos. Apresentamos dois pequenos resumos e um pequeno histórico, além de um filme para se fixar melhor a história e poder entendê-la, pois é um caso real onde conhecerá os maiores envolvidos no caso, a empresa, a grandeza dela e a corrupção que a levou à falência.


Resumo da Apostila de Administração do Telecurso Módulo I


Filme
Enron: os mais espertos da sala (The smartest guys in the room), de Alex Gibney,
EUA, 2005.

A Enron era uma das empresas gigantes de revenda de energia e gás – a maior dos EUA em sua área. De repente, uma fraude contábil veio à tona. Quando a falência da companhia foi decretada, em 2001, ela fechou, e os funcionários e investidores ficaram sem um centavo. As artimanhas feitas por contadores e pelos chefes-executivos simularam um fenômeno de crescimento que, na verdade, não existia, deixando 20 mil desempregados e um bilhão de dólares na conta dos responsáveis. O documentário faz pensar sobre a falta de escrúpulos de executivos que usaram artimanhas contábeis para lucrar mais e às custas dos demais. Vale assistir para reforçar que as empresas devem trabalhar com ética e cidadania, tendo transparência em sua relação com a sociedade.


Resumo do filme pelo Youtube

Enron - Os Mais Espertos da Sala DUBLADO E COMPLETO

Um estudo sobre um dos maiores escândalos corporativos da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, a 7ª maior companhia do país, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único tostão. Através de depoimentos e gravações é mostrada como funcionava a hierarquia interna na Enron.


Um pequeno histórico sobre a empresa, descrição do caso e seus envolvidos


Empresas: ENRON OIL CORPORATION, ENRON ENERGY SERVICES (EES) e ainda tinha uma empresa de Banda Larga, além da LJM Investments.

Empresa de Energia e Eletricidade
Fundada em 1985 com mais de 30.000 funcionários. Era uma sociedade anônima.
Principal política era a de ganhar muito dinheiro.
Segunda política era a de despedir 15% de funcionários uma vez por ano.
Outra política agressividade nos negócios, no bom sentido da palavra.

Os principais executivos


Kenneth Lay - Presidente Executivo
Sherron Watkins - Vice-Presidente
Lewis Borghet - Presidente
Geffrey Skilling - Ex-Presidente & CEO
Andrew Fastow - Diretor Financeiro
Low Pay - Diretor e Assistente Executivo de Geffrey Skilling na EES
Max Eberts - Relações Públicas
Bill Lerach - Advogado para os acionistas
Mike Muckleroy - Executivo
Cliff Baxter - Executivo (se suicidou em 30/01/2002)
Amanda Martin - Brock - Executiva
John Beard - Contador
Charles Wickman - Trader

Foi considerada a 7ª maior corporação do país, avaliada em quase 70 bilhões de dólares.

A empresa aumentou os seus ativos de US$ 10 Bilhões para US$ 65 Bilhões, no final de seus tempos, após investigações levou apenas 24 dias para chegar à falência.


CONSPIRAÇÃO POLÍTICA


A Enron tinha dado a maior contribuição corporativa à primeira campanha presidencial de George W. Bush. E Bush afirmou que "a Enron contribuiu com muitas pessoas em Washington". Uma das pessoas que recebeu contribuição foi o Senador Fritz Hollings - Democrata da Carolina do Sul.

Kenneth Lay acreditava que os mercados de energia deveriam ser desregulamentados, foi quando começou a colocar pressão em Washington. Como "uma mão lava a outra", ele conseguiu a desregulamentação e acabou fundando a Enron em 1985.

Em 1999 a Enron iniciou seus trabalhos com gás.

Depois, acho que foi após "mexer os pauzinhos" com Washington, conseguiram a aprovação da Desregulamentação da Energia na Califórnia. Foi quando a Enron criou outra empresa a ENRON ENERGY SERVICES (EES).

Os Trades da EES, conseguiam com um apertar de botões, desligar a energia para parecer um apagão, com isso conseguiam aumentar o preço da energia. Usavam artifícios para poder exportar energia para outros estados, com isso ganharam muito dinheiro, porém um tempo depois começaram os apagões de verdade.

Muitas pessoas foram levadas a comprar ações da Enron com suas aposentadorias, tanto funcionários como Analistas de outras empresas. A Enron fazia subir suas ações, porém todos estavam sendo enganados, pois ninguém fora da empresa ou até funcionários do baixo escalão não sabiam que a Enron só perdia dinheiro.

O Diretor Financeiro Fastow mantinha o preço da ação elevado, e cada vez aumentava mais, apesar de a Enron estar com 30 bilhões de dólares no vermelho.

Um número considerável de funcionários, 20 mil no total, perceberam um golpe muito tarde, 2 bilhões de dólares em aposentadoria e fundos de pensões desapareceram.

Fastow ainda criou outra empresa, a LJM Investments utilizada apenas para negociar as ações da Enron, isso abriu o interesse de bancos, noventa e seis importantes instituições financeiras individuais investiram na LJM. Os bancos mais importantes, caso não me engane, seis deles investiram até 25 milhões de dólares.


Veja os detalhes com este vídeo. Divirta-se e entenda melhor o caso.


Abreviaturas:
CEO - Chief Executive Officer - Diretor Executivo

Fonte: Enron: os mais espertos da sala (The smartest guys in the room), de Alex Gibney, EUA, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário